A Região Sudeste, é formada por quatro estados, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santos, ocupando apenas 11% do território brasileiro. O Sudeste é a região mais rica e desenvolvida do país, com o maior IDH (0,824). A região tem a população de 80.353.724 habitantes distribuídos pelos quatro estados, São Paulo 40 milhões, Minas Gerais 21 milhões, Rio de Janeiro 15 milhões e Espírito Santo apenas 4 milhões, ocupando 924 511,292 km².
Tabela mostrando o analfabetismo no Sudeste:
Tabela mostrando a expectativa de vida no Brasil:
MEIO AMBIENTE
CLIMA
CLIMA
A Região Sudeste apresenta quatro climas predominantes, tropical úmido, tropical de altitude e subtropical. O clima tropical predomina nas áreas litorâneas de Espírito Santo e Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais e oeste paulista. O clima subtropical se apresenta na área do sul do estado de São Paulo.
RELEVO
RELEVO
O relevo da região é caracterizado por planícies, serras e planaltos. O litoral apresenta muitas planícies, que formam as lagoas e praias, mas a predominância da região é de serras e planaltos.
Serra da mantiqueira:
Pico da Bandeira (Planalto Central na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo):
Planícies:
Por causa do relevo da região, há predominância de rios de planalto, ou seja, com potencial para hidrelétricas. As principais bacias hidrográficas são: Bacia do Paraná, Bacia do São Francisco, Bacia do Leste e Bacia do Sudeste-Sul.
VEGETAÇÃO
Apesar de ter grande parte devastada pela agricultura e urbanização, o Sudeste tem uma grande variação de vegetação. Isso se deve aos diferentes tipos de clima. A principal formação é a Mata Atlântica, nas outras áreas existe o Cerrado, a Caatinga, a Mata de Araucárias, campos cerrados e vegetação litorânea.
Apesar de ter grande parte devastada pela agricultura e urbanização, o Sudeste tem uma grande variação de vegetação. Isso se deve aos diferentes tipos de clima. A principal formação é a Mata Atlântica, nas outras áreas existe o Cerrado, a Caatinga, a Mata de Araucárias, campos cerrados e vegetação litorânea.
ATIVIDADES ECONÔMICAS
Os estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais são os mais populosos e desenvolvidos. A economia na área é bastante diversificada, com os três setores bem fortes. A agricultura e a pecuária são praticadas em todos os estados, e dão muito dinheiro com exportações.
Mas a atividade que mais emprega trabalhadores é a indústria, por isso 90% da população é urbana. A origem de todo esse potencial industrial do Sudeste foi o ciclo do café. A expansão cafeeira rendeu muitos lucros para os proprietários que depois foram convertidos em investimentos no setor industrial. Outro fator que foi e é muito importante para a atividade industrial é a riqueza mineral do solo do Sudeste. Vários campos petrolíferos na terra e no mar, principalmente no Rio e Espírito Santo e grandes jazidas de minério, principalmente em Minas Gerais.
Problemas Ambientais
DESMATAMENTO
A vegetação da Região Sudeste era abundante, abrangendo diversos tipos de vegetação, como cerrado, caatinga, vegetação litorânea, campos de altitude e araucária. Ela era predominantemente composta por florestas de Mata Atlântica, no entanto o desmatamento reduziu às áreas preservadas para apenas 5%.
Os motivos que levaram ao desmatamento foram os interesses econômicos tal como a agricultura, indústrias, abastecimento das indústrias e a ocupação urbana que se apoderou de extensas áreas e que muitas vezes não levaram em conta os fatores ambientais no início de sua formação. Todos esses causaram sérios problemas de ordem ambiental ao longo de décadas, e dessa forma deixou uma herança de destruição e perdas naturais, muitas delas irreversíveis.
POLUIÇÃO
Em praticamente todo processo das indústrias daqui o ar e a água são poluídos, a chamada poluição industrial. Os derramamentos de petróleo no mar, a emissão de enxofre causando chuvas ácidas pelas refinarias de petróleo, a emissão de CO² pelos carros e indústrias, as indústrias químicas despejando tóxicos na água, etc. Todos esses são apenas alguns exemplos de poluição causada pela urbanização e industrialização.
Em praticamente todo processo das indústrias daqui o ar e a água são poluídos, a chamada poluição industrial. Os derramamentos de petróleo no mar, a emissão de enxofre causando chuvas ácidas pelas refinarias de petróleo, a emissão de CO² pelos carros e indústrias, as indústrias químicas despejando tóxicos na água, etc. Todos esses são apenas alguns exemplos de poluição causada pela urbanização e industrialização.
Um dos casos mais trágicos é de Cubatão, um desastre ambiental. Com a entrada de complexos industriais pesados e uma combinação de fatores geográficos, Cubatão se tornou a cidade mais poluída do Brasil e uma das mais poluídas do mundo, causando várias tragédias. Porém, desde 1980 o governo de lá vem diminuindo as emissões e já chegou a 98% de diminuição, sendo considerada pela ONU, “Cidade Símbolo da Recuperação Ambiental”.
Complexo industrial de Cubatão
Projetos de Sustentabilidade
ONG VALE+VERDE
BANCO DE MUDAS DA MATA ATLÂNTICA
Na região Sudeste, em Minas Gerais, o projeto Banco de Mudas da Mata Atlântica, por meio da criação e da manutenção de um banco de mudas e da restauração de áreas rurais, contribuirá para a restauração da mata nas bacias hidrográficas do Rio Peixe e Camanducaia. O projeto, conduzido pela Associação Ambientalista Projeto Copaíba, também prevê a sensibilização da comunidade para preservar o meio ambiente.
ÁGUA E TERRA: FONTE DE VIDA
No estado do Espírito Santo, o projeto Água e Terra: Fonte da Vida possibilitará o uso racional e sustentável da água para a produção de alimentos agroecológicos para famílias assentadas pela reforma agrária e assegurará educação ambiental a essas famílias. O projeto está sob a responsabilidade da Comissão Pastoral da Terra.
RIO +20
Esse ano, a cidade do Rio de Janeiro está sendo anfitriã de uma conferência mundial em favor do meio ambiente, a Rio+20. Ela serve para que os chefes de Estado entrem em consenso e cumpram as metas estabelecidas, o que não aconteceu nos últimos vinte anos desde a primeira conferência, a Rio 92.
Foram montados diversos parques, arenas e cúpulas distribuídas pela cidade, cada lugar desses com shows, apresentações, debates sobre sustentabilidade, etc. É uma grande oportunidade para toda população se informar sobre o tema, e é também uma das últimas chances dos países entrarem em acordo a tempo de ajudar o planeta.
Aí vai o site do evento com a programação e outras informações: http://www.rio20.gov.br/
Vídeo sobre a Rio +20:
Aspectos Culturais
Os aspectos culturais da região sudeste são bem interessantes e diversificados, isso se deve à mistura de etnias (índios, negros e portugueses) no início da história da região. Mais tarde, a região também foi influenciada por imigrantes de outras nações, se destacando os vindos da Itália.
MINAS GERAIS
O estado de Minas Gerais é mais conhecido pela sua tradicional gastronomia, conhecida e apreciada em todo país. As principais especialidades da culinária mineira são o pão de queijo, o feijão tropeiro, a galinha ao molho pardo, o queijo mineiro, entre outros.
Receita de pão de queijo mineiro:
Receita de pão de queijo mineiro:
Foto feijão tropeiro:
RIO DE JANEIRO
O estado do Rio de Janeiro apresenta uma série de aspectos culturais marcantes, mas o que mais se destaca é o gênero musical samba. O samba carioca é oriundo das raízes africanas e se desenvolveu nas favelas em uma mistura com diferentes gêneros musicais da África. O Samba está presente em uma das maiores festas do país, o tradicional Carnaval carioca. Mas além do samba, o Rio de Janeiro apresenta outros tipos de música por ser extremamente urbanizado, como o jazz, o rock, o funk, o pop e, principalmente, a bossa nova.
O Rio de Janeiro foi recentemente escolhido como Patrimônio Cultural da Humanidade
Desfile de escola de samba:
Receita de feijoada:
São Paulo é uma das principais capitais culturais do Brasil e da América Latina, influenciada principalmente por imigrantes italianos. A cidade é recheada de teatros, museus, casas de show, bares e grandes eventos, tais como a Bienal de São Paulo e a Virada Cultural. Os museus e casas de música da cidade são uma verdadeira atração, com um variado leque de artes, da sacra à moderna.
A música de São Paulo também é muito diversificada, misturando samba, rock, música erudita e vários estilos novos que vão sendo incorporados à cultura de São Paulo.
Museu do Ipiranga
Aqui vai o site da cidade, onde pode se ver todas as atrações da capital: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/ e também o site do Museu do Futebol, uma grande atração da cidade de São Paulo: http://www.museudofutebol.org.br/
ESPÍRITO SANTO
A maioria de seus museus e monumentos mais importantes estão localizados na capital capixaba. A sua cultura sofre influência alemã, italiana e africana, gerando diversas manifestações culturais. As principais festas são: A Festa do Atum e do Dourado, Corpus Christi, Festival de Alegre, Festival de Inverno de Domingos Martins, entre tantas outras. A comida de lá mais famosa é a moqueca capixaba.
Segue a receita da moqueca: http://www.receitastipicas.com/receitas/moqueca-capixaba.html
Segue a receita da moqueca: http://www.receitastipicas.com/receitas/moqueca-capixaba.html
Aí vai o site do festival de inverno: http://www.festivaldomingosmartins.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário